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A aceitação é feita normalmente em dois momentos distintos:

 

Quando do recebimento do caminhão betoneira na obra, através do teste de consistência, também conhecido como ensaio de abatimento ou slump test (ABNT NBR NM 67:1998 Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone).

 

O resultado deste teste deve ser menor ou igual ao valor máximo admitido na nota fiscal de entrega do concreto. Se o resultado for superior, demonstrará que o concreto está com excesso de água em sua composição, o que implica em uma alteração do fator água/cimento e na possível queda de sua resistência. Neste caso o caminhão pode ser rejeitado.

 

 

Independentemente da realização do teste de slump, devem ser colhidas amostras do concreto (ABNT NBR 5738), que no estado endurecido servirão para a realização de ensaios de resistência à compressão.

 

Estas amostras devem ser em quantidade suficiente para a determinação do Fck, através de fórmulas e parâmetros existentes na ABNT NBR 5739:2007

 

A aceitação, neste caso, será automática se o fck estimado for maior ou igual ao fck solicitado.

 

Caso contrário poderão ainda ser feitos:

 

    - Ensaios especiais no concreto, gerando novos  resultados de fck para comparação.

    - Uma análise do projeto, para verificar se o fck estimado é aceitável.

    - Ensaios da estrutura.

 

Se mesmo assim o concreto for rejeitado, poderemos ter:

 

    - Um reforço na estrutura.

    - O aproveitamento da estrutura, com restrições quanto ao seu uso.

    - A demolição da parte afetada.

 

Como vimos, o controle tecnológico é de grande importância para quem quer executar uma obra com qualidade e fundamental para quem não quer assumir os riscos de uma obra sem controle.


 
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