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aço  é  uma  liga  metálica  de  ferro  e  carbono,  com   um percentual de 0,03% a 2,00% de participação do carbono, que lhe confere maior ductilidade, permitindo que não se quebre quando é dobrado para a execução das armaduras.

 

Os fios e barras de aço utilizados nas estruturas de concreto são classificados em categorias, conforme o valor característico da resistência de escoamento (fyk). Nesta classificação, a unidade de medida está em kgf/mm², sendo os aços classificados como: CA 25; CA 40; CA 50 ou CA 60.

 

 

 

 

 

No caso do CA 50, por exemplo, sua resistência (fyk) é equivalente a 500 MPa.

 

Os aços podem também ser divididos conforme o processo de fabricação, ou seja:

 

Aços Tipo A

-    Fabricados pelo processo de laminação a quente sem posterior deformação a frio, ou por laminação a quente com encruamento a frio.

-   Apresentam em seu gráfico de tensão x deformação um patamar de escoamento.

-   São fabricados com bitolas (diâmetros) iguais ou maiores do que 5mm.

-   São denominados barras de aço.

 

Aços Tipo B

-   Fabricados pelo processo de laminação a quente com posterior deformação a frio (trefilação, estiramento ou processo equivalente).

-   Não apresentam em seu gráfico tensão x deformação um patamar de escoamento.

-   São fabricados com bitolas de 5,0mm; 6,3mm; 8,0mm; 10,0mm e 12,5mm.

-   São denominados fios de aço.

 

Outras informações básicas:

 

As barras de bitola igual ou superior a 10 mm deverão apresentar marcas de laminação, identificando o produto e a categoria do material.

 

As de bitola inferior a 10 mm e os fios serão identificados por cores, (pintura do topo).

 

Para projeto, devem ser usados os diâmetros e seções transversais nominais indicadas na NBR 7480 (Barras e fios de aço destinados à armadura para concreto armado).

 

O módulo de elasticidade do aço pode ser admitido como sendo 210 GPa, na falta de valores fornecidos pelo fabricante, ou de ensaios específicos.

 

Pode-se assumir o valor de 7850 kg/m³, para a massa específica do aço de armadura passiva.

 

Mais informações podem ser encontradas na página sobre concreto armado e nas normas NBR 7480 e NBR 6118 da ABNT.

 

 

  No vocabulário da obra é comum:

- As pessoas perguntarem quanto custa um “caminhão de cimento” ao invés de cotarem o preço do metro cúbico de concreto;

- Solicitarem para “dobrar o ferro” ao invés de dobrarem o aço;

- Efetuarem “ensaios de trabalhabilidade” no lugar de consistência.

As trocas de nomes podem ser justificadas por realmente haver uma grande dependência entre eles, ou seja:

- O ferro está presente na composição do aço;

- O cimento é o principal componente do concreto;

- A consistência do concreto influi diretamente na sua trabalhabilidade.


 
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