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A  base  da prestação de serviços de  concretagem  está  nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que pode parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto (MCC’s).

 

Como o nome já diz, estes caminhões são compostos pela associação de um caminhão com uma betoneira hidráulica. Para a montagem deste conjunto são utilizados caminhões de três ou quatro eixos, com capacidade suficiente para transportar as 2,5 ton/m³ do concreto e betoneiras com capacidade para misturar de 5 m³ a 10 m³ de concreto.

 

A movimentação da betoneira se dá através de duas pequenas alavancas, que controlam o sentido de giro do tambor (balão) e a velocidade deste giro, ou seja, sentido horário para carregar o caminhão e homogeneizar a mistura e anti-horário para descarregar o concreto.

 

Além do sistema de rotação,  são necessárias também chapas helicoidais, dispostas internamente no tambor, de modo a auxiliar na mistura dos materiais e na descarga do concreto.

 

Outras partes que compõem este equipamento são o funil de carga, por onde os MCC’s entram no tambor e as calhas ou bicas de descarga, por onde o concreto desliza para ser descarregado em carrinhos de mão, bombas, nas próprias formas, etc.

 

 

 

 

Os motoristas que operam estes equipamentos devem ser bem treinados, pois além de estarem habilitados a dirigir um equipamento tão pesado em locais de difícil acesso, devem ter capacidade para moldar as amostras de concreto, realizar ensaios de slump test (trabalhabilidade) e corrigir o slump quando necessário.

 

 

 

 


 
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