Linkedin - Portal do Concreto Facebook - Portal do Concreto

Anterior
Próximo

 

 

 

 

 

 

 

São as responsáveis pela dosagem dos materiais  componentes do concreto (MCC's) e sua transferência para o caminhão betoneira.

 

Neste tipo de central, a mistura e a homogeneização do concreto são feitas no próprio caminhão, antes de prosseguir para a obra.

 

 

Estas centrais são compostas basicamente por silo de cimento, reservatórios para água e aditivo, balanças de cimento e agregados, hidrômetros, compressores e transportadores de correia.

 

A diferença básica que existe entre as centrais dosadoras está na forma de pesar os agregados (tow go ou caixa de agregados) e no tipo de carregamento do caminhão (manual ou automático).

 

 

 

 

O carregamento manual é aquele onde o operador de balança (balanceiro) faz o controle da pesagem dos materiais e sua transferência para o caminhão. Para isto existe um painel de controle com botões para a abertura e fechamento de comportas, acionamento de transportadores de correia, insufladores de ar, vibradores, bombas d’água, etc.

 

 

Nas centrais automatizadas, o balanceiro digita o código do traço e o volume a ser carregado no computador. Este por sua vez comanda o painel de controle e o balanceiro só interfere na dosagem se for constatado algum problema com a carga.

 

O terreno para abrigar uma empresa prestadora de serviços de concretagem (Concreteira), deve ter além do local destinado aos equipamentos da Central Dosadora, espaço suficiente para armazenar areia e pedra (pátio de agregados), estacionar caminhões e construir edificações como escritório, vestiário, cabine de comando, refeitório, etc.

 

 

Um fator importante ao se falar em central dosadora é que sua manutenção e a aferição de seus equipamentos devem estar sempre em dia, pois uma central quebrada significa caminhões parados e clientes insatisfeitos.

 

 

Tow Go:   Balança para a pesagem de agregados, alimentada diretamente pela pá carregadeira.

 

Para a transferência dos materiais para o caminhão, o balanceiro abre uma comporta na parte inferior desta balança e aciona um transportador de correia.

 

O Tow Go não pode ser automatizado.

Caixa  de  Agregados:    Equipamento composto por uma balança e uma caixa com divisórias para armazenar, em média, de quatro a seis tipos de agregados.

 

O balanceiro efetua a pesagem abrindo as comportas dos materiais,  conforme a   seqüência  e  as  quantidades determinadas no traço.

 

Centrais com estes tipos de Caixa podem ser automatizadas.


 
GOSTOU?
compartilhe em sua rede social:  
 
INSTITUCIONAL REDES SOCIAIS RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Anúncie | Contato | Equipamentos | Meus Pedidos | Meu Cadastro  Facebook - Portal do Concreto  Linkedin - Portal do Concreto

 


Desenvolvido por: Dinamicsite