Linkedin - Portal do Concreto Facebook - Portal do Concreto

Anterior
Próximo

 

 

 

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis depende de uma série de fatores, mas quando uma Instituição conceituada lança um desafio e estudantes comprometidos se dedicam a pesquisar e testar soluções, os resultados acontecem.

 

Este é o caso do Grupo de estudantes de Engenharia Civil da Escola de Engenharia Mauá que tem como objetivo desenvolver, de forma sustentável, técnicas para dosagem de concretos e projetos de estruturas através de novas tecnologias.

Anualmente participam dos Concursos Técnicos organizados pelo IBRACON e apresentam seus resultados durante o Congresso Brasileiro do Concreto nas seguintes modalidades :

 

  • APARATO DE PROTEÇÃO AO OVO (APO)

Desafia os estudantes de engenharia a elaborar um projeto e construir um pórtico em concreto armado. A competição consiste em colocar sob o pórtico um ovo cozido e submetê-lo a impactos progressivos de uma carga. O concurso estimula os estudantes a refletirem sobre a segurança das estruturas, na medida em que o ovo representa a vida humana sob o pórtico de concreto.

 

  • CONCREBOL

O Concurso demanda conhecimento e técnica para a construção de uma bola de concreto leve estrutural. Dentre os objetivos da competição está o de descrever uma trajetória reta sobre uma prancha horizontal, impulsionada por uma alavanca que lança a bola em direção ao gol na outra extremidade da prancha e, ainda, apresentar o melhor desempenho em teste de compressão.

 

  • ECO-CC

Traz a tona o conceito de eco eficiência, tendo em vista a necessidade da sociedade sobre o concreto e, assim, busca unir o desempenho adequado para o progresso do país nas próximas décadas com a redução dos impactos ambientais e do consumo de recursos naturais. As notas finais das equipes são atribuídas considerando a tonalidade e a homogeneidade da pigmentação por se tratar de um concreto colorido e a resistência alcançada em ensaio de compressão axial.

 

 

Da esq. para direita: Luan Henrique Garcia, Vitor Benez, Rafael Caravelas, Rafael Molina, Ricardo Yudi, Erika Schmidt, João Victor Martins, Rodrigo Cardoso e Diogo Oliveira Barbosa. 

 

A realização deste projeto é de extrema importância, não só para o crescimento profissional dos alunos ligados a ele e para o Instituto Mauá de Tecnologia, bem como para fomentar o estudo e a pesquisa para o desenvolvimento de artigos na área de tecnologia do concreto e seus materiais, proporcionando aprimoramento profissional e científico em benefício de todo o meio técnico, da cadeia produtiva e da sociedade brasileira.


A Equipe Mauá de Concreto tem como virtudes a seriedade, o foco nos seus projetos e a determinação de seus integrantes. Para atingir seus objetivos, precisa captar investimentos que garantam a sua participação nos concursos técnicos nacionais do IBRACON a serem realizados no 55º Congresso Brasileiro do Concreto, entre os dias 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2013, em Gramado/RS, e no concurso internacional do Egg Protection Device Competition realizado pelo ACI – American Concrete Institute, em 2014.

 

Para as Empresas que puderem apoiar esta dedicada Equipe, segue abaixo o e-mail de contato, ou se preferirem, podem enviar mensagem através da página CONTATO deste Site.

 

Fale com a Equipe: concretomaua@gmail.com

 

 


 
GOSTOU?
compartilhe em sua rede social:  
 
INSTITUCIONAL REDES SOCIAIS RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Anúncie | Contato | Equipamentos | Meus Pedidos | Meu Cadastro  Facebook - Portal do Concreto  Linkedin - Portal do Concreto

 


Desenvolvido por: Dinamicsite