Linkedin - Portal do Concreto Facebook - Portal do Concreto

Anterior
Próximo

O concreto está presente na construção de todos os tipos de piscina, sejam em concreto armado, alvenaria, vinil ou até em fibra de vidro, onde sua presença está nos contra-pisos e bases da obra. 

  

Para iniciar a construção de uma piscina, os primeiros passos são definir o local de implantação e obter informações do subsolo, através de uma sondagem da área escolhida.

 

Esta sondagem permite traçar um perfil do terreno, podendo apontar a existência de rochas, informar a que profundidade se encontra o solo de boa resistência e o nível do lençol freático.

 

Com estas informações, várias providências podem ser tomadas preventivamente, podendo apontar para uma mudança no local de implantação e até definir o tipo de piscina mais adequado para o local.

 

Outra medida preventiva está em verificar se existem tubos de energia, água ou esgoto passando pelo local da obra, procurando evitar possíveis acidentes e prejuízos durante a escavação.

 

 

Com o tipo de piscina escolhido e os demais projetos definidos, passamos á fase da execução.

As piscinas em Concreto Armado podem ser feitas em qualquer tipo de solo ou até mesmo elevadas, costumam ser executadas com uma malha de aço dupla no piso, que se estende por suas paredes e bordas, ou com telas produzidas com aço de alta resistência (CA 60). É bom lembrar que estas definições, juntamente com a indicação da resistência do concreto devem obedecer a um projeto estrutural.

 

Os passos básicos para a execução de uma piscina em concreto armado são:

 

- Sondagem do terreno

- Escolha do tipo de piscina adequado (local/orçamento)

- Definição do formato

- Escavação do terreno

- Colocação do gabarito

- Execução da forma externa

- Montagem da armadura

- Colocação de dispositivos e tubulações

- Montagem da forma interna

- Concretagem

- Impermeabilização

- Teste de vazamentos

- Aterro e compactação do solo

- Revestimento interno

- Revestimento externo

 

A escolha do “melhor” tipo de piscina depende de uma série de fatores, como o local da implantação, a durabilidade, o acabamento, os recursos disponíveis, o formato da piscina, os custos de manutenção e principalmente o gosto do proprietário. Seja como for, o planejamento é fundamental. Mãos à obra e bom divertimento!

 

 

 


 
GOSTOU?
compartilhe em sua rede social:  
 

Últimas Notícias

DOMINGO É MAIS BARATO!...
A ENGEMIX oferece preços especiais para você realizar sua concretag...
LOJA VIRTUAL...
A Loja Virtual do Portal do Concreto está em fase final de montagem. Esp...
EQUIPE MAUÁ DE CONCRETO...
O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis depende de uma série...

INSTITUCIONAL REDES SOCIAIS RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Anúncie | Contato | Equipamentos | Meus Pedidos | Meu Cadastro  Facebook - Portal do Concreto  Linkedin - Portal do Concreto

 


Desenvolvido por: Dinamicsite