Caminhão Betoneira
A base da prestação de serviços de concretagem está nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que possa parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto (MCC’s).
A base da prestação de serviços de concretagem está nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que pode parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto (MCC’s).
Como o nome já diz, estes caminhões são compostos pela associação de um caminhão com uma betoneira hidráulica. Para a montagem deste conjunto são utilizados caminhões de três ou quatro eixos, com capacidade suficiente para transportar as 2,5 ton/m³ do concreto e betoneiras com capacidade para misturar de 5 m³ a 10 m³ de concreto.
A movimentação da betoneira se dá através de duas pequenas alavancas, que controlam o sentido de giro do tambor (balão) e a velocidade deste giro, ou seja, sentido horário para carregar o caminhão e homogeneizar a mistura e anti-horário para descarregar o concreto.
Além do sistema de rotação, são necessárias também chapas helicoidais, dispostas internamente no tambor, de modo a auxiliar na mistura dos materiais e na descarga do concreto.
Outras partes que compõem este equipamento são o funil de carga, por onde os MCC’s entram no tambor e as calhas ou bicas de descarga, por onde o concreto desliza para ser descarregado em carrinhos de mão, bombas, nas próprias formas, etc.