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A base da prestação de serviços de concretagem está nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que possa parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto (MCC’s).

Caminhão Betoneira

Como o nome já diz, estes caminhões são compostos pela associação de um caminhão com uma betoneira hidráulica. Para sua montagem, são utilizados caminhões de três ou quatro eixos, com capacidade suficiente para transportar as 2,5 ton/m³ do concreto mais o peso prórpria da betoneira, que tem a capacidade para misturar de 5 a 10 m³ de concreto por viagem.

A movimentação da betoneira se dá através de duas pequenas alavancas, que controlam o sentido de giro do tambor (balão) e a velocidade deste giro, ou seja, sentido horário para carregar o caminhão e homogeneizar a mistura e anti-horário para descarregar o concreto.

A  base  da prestação de serviços de  concretagem  está  nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que pode parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto (MCC’s).

Como o nome já diz, estes caminhões são compostos pela associação de um caminhão com uma betoneira hidráulica. Para a montagem deste conjunto são utilizados caminhões de três ou quatro eixos, com capacidade suficiente para transportar as 2,5 ton/m³ do concreto e betoneiras com capacidade para misturar de 5 m³ a 10 m³ de concreto.

 

A movimentação da betoneira se dá através de duas pequenas alavancas, que controlam o sentido de giro do tambor (balão) e a velocidade deste giro, ou seja, sentido horário para carregar o caminhão e homogeneizar a mistura e anti-horário para descarregar o concreto.

 

Além do sistema de rotação,  são necessárias também chapas helicoidais, dispostas internamente no tambor, de modo a auxiliar na mistura dos materiais e na descarga do concreto.

 

Outras partes que compõem este equipamento são o funil de carga, por onde os MCC’s entram no tambor e as calhas ou bicas de descarga, por onde o concreto desliza para ser descarregado em carrinhos de mão, bombas, nas próprias formas, etc.

TREINE
SUA
EQUIPE

Os motoristas que operam estes equipamentos devem ser bem treinados, pois além de estarem habilitados a dirigir um equipamento tão pesado em locais de difícil acesso, devem ter capacidade para moldar as amostras de concreto, realizar ensaios de slump test (trabalhabilidade) e corrigir o slump quando necessário.

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