top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnny Viehbeck

Cristo Redentor

O Cristo Redentor é um monumento localizado no Rio de Janeiro, representando Jesus Cristo. Eleito uma das novas 7 maravilhas do mundo, foi construído no cume do morro Corcovado, com 710 metros acima do nível do mar. Apos cinco anos de obras, foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 e logo se tornou um dos maiores símbolos do catolicismo no mundo. Em 2009, o Livro dos Recordes (Guiness World Record) considerou esta Obra de Arte como a maior estátua de Cristo.


Colaboraram para a realização deste Monumento, o engenheiro Heitor da Silva Costa, que projetou a estátua; o artista plástico Carlos Oswald, que fez o desenho final; e o escultor Paul Landowski, que executou os Braços e o Rosto da estátua.


Estruturalmente falando, o monumento fica à 710 metros do chão e possui 38 metros de altura, sendo 8 metros de base e 30 metros de estátua; a distância entre as extremidades dos dedos é de 30 metros também. A estrutura é feita de concreto armado, revestido de tesselas (pequenas pastilhas de pedra sabão), totalizando aproximadamente 2 milhões de pequenos triângulos que medem em media 3,5 cm de lado. O monumento pesa 1145 toneladas.


Em 2000 foram realizadas reformas tanto na estátua quanto na iluminação e em 2002 foi inaugurado um acesso mecanizado, com elevadores e escadas rolantes, não necessitando mais que os visitantes subissem os 222 degraus que levam até a base da estátua.

Devido aos fatores naturais, como raios, salinidade, ventos e variações de temperatura, em 2010 foi constatado que 30% da estrutura original apresentava desgastes, principalmente nas mãos e cabeça (extremidades); por isso esta Obra de Arte passou por uma reforma, visando limpar, recuperar o volume original e assentar as tesselas; com gasto de 7 milhões de reais.



1.552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page