top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnny Viehbeck

Pórtico Monumental de Natal -

Possuindo o record de “Estrutura com maior Balanço em Concreto Protendidido do Brasil” pela RankBrasil, o Pórtico Monumental de Natal no Rio Grande do Norte é uma belissima obra de arte localizada na Principal via de acesso desta cidade.

Com uma incrível estrutura de 60 metros, sendo 10 metros de engaste e 50 metros em balanço, pode ser observada por todos que chegam a Natal pela BR-101. Como um cometa reluzente, acaba com estruturas metálicas inscritas em uma esfera.

Esta grande estrutura atravessa a rodovia e acaba na calçada do outro lado onde encontam-se estátuas dos Três Reis Magos. A estrutura completa foi feita em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1999, e representa o cometa que orientou os Reis Magos à Belém para o nascimento de Jesus Cristo.


As responsabilidades da obra deste monumento ficaram por conta dos projetistas estruturais José Pereira da Silva, Flávio César Pereira e Fábio Sérgio Pereira. O responsável pelo projeto arquitetonico do Pórtico é Moacyr Gomes. Mesmo com o grande desafio de construir sem obstruir o trânsito, este Obra de Arte foi realizada no tempo recorde de 60 dias.

Estruturalmente falando, foram utilizados 102 m3 de concreto protendido e para esta protensão, 26 cabos de 12 cordoalhas 12,7mm de aço RB-190. Com um ângulo de 37 graus, possui base principal triangular com 4,54m por 6,39m de altura e extremidade de base 0,70m e altura 1,0m.

Sugestão para o tema:

Eng. Fábio Sérgio da Costa Pereira



1.735 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page