Um Continente tão densamente povoado, quanto o Europeu, necessita investir cada vez mais nos sistemas de transporte de sua população.
Com projetos inteligentes, como o que segue, além de conseguirem uma solução criativa para contornar obstáculos à navegação, ainda ganharam um novo ponto turístico para o país.
The Falkirk Wheel, ou melhor, a Roda de Falkirk é ponto de ligação entre o Union Canal e o The Forth and Clyde Canal, inaugurada em Maio de 2002 na Escócia.
Esta obra é parte integrante do projeto British Waterways Millennium Link, o maior projeto de restauração de canais do mundo, que tem como objetivo fazer a ligação leste-oeste da Escócia, permitindo viajar de Edinburgh a Glasgow por barco.
Além desta obra, que contribuiu para a eliminação de onze eclusas, o projeto Millennium inclui a remoção de mais trinta e duas obstruções à navegação e a construção de outros elevadores de barcos.
Na sua concepção a Roda de Falkirk é um elevador rotatório de 35 metros de altura, composto por braços em aço maciço, que giram em torno de uma coroa central, movimentada por motores hidráulicos.
O elevador fica na extremidade de uma estrutura de concreto armado (aqueduto), que faz a sua conexão com o canal.
Devido ao simples, mas inteligente sistema de engrenagens, o gasto de energia para a movimentação dos barcos é mínimo, pois o peso do barco que desce, contribui para a elevação do que está na outra extremidade do braço.
O tempo para a realização desta operação gira em torno de 15 minutos.
Ficha técnica: Cliente: British Waterways Arquitetura e Planejamento: RMJM Scotland Ltd Engenharia Estrutural: Butterley Engineering Engenharia Civil: Ove Arup & Partners Paisagismo: Ash Consulting Group Principais Construtoras: Morrison Construction Ltd & Bachy Soletanche
Mais Informações:
Sugestão para o tema:
Eng. Geraldo Dias Batista
Votorantim Brasil S.A. - Divisão Engemix.
Comments