top of page
Buscar
Foto do escritorAnny Viehbeck

A roda de Falkirk

Atualizado: 1 de nov. de 2018

Um Continente tão densamente povoado, quanto o Europeu, necessita investir cada vez mais nos sistemas de transporte de sua população.


Com projetos inteligentes, como o que segue, além de conseguirem uma solução criativa para contornar obstáculos à navegação, ainda ganharam um novo ponto turístico para o país.


The Falkirk Wheel, ou melhor, a Roda de Falkirk é ponto de ligação entre o Union Canal e o The Forth and Clyde Canal, inaugurada em Maio de 2002 na Escócia.



Esta obra é parte integrante do projeto British Waterways Millennium Link, o maior projeto de restauração de canais do mundo, que tem como objetivo fazer a ligação leste-oeste da Escócia, permitindo viajar de Edinburgh a Glasgow por barco.

Além desta obra, que contribuiu para a eliminação de onze eclusas, o projeto Millennium inclui a remoção de mais trinta e duas obstruções à navegação e a construção de outros elevadores de barcos.

Na sua concepção a Roda de Falkirk é um elevador rotatório de 35 metros de altura, composto por braços em aço maciço, que giram em torno de uma coroa central, movimentada por motores hidráulicos.

O elevador fica na extremidade de uma estrutura de concreto armado (aqueduto), que faz a sua conexão com o canal.

Devido ao simples, mas inteligente sistema de engrenagens, o gasto de energia para a movimentação dos barcos é mínimo, pois o peso do barco que desce, contribui para a elevação do que está na outra extremidade do braço.

O tempo para a realização desta operação gira em torno de 15 minutos.


Ficha técnica: Cliente: British Waterways Arquitetura e Planejamento: RMJM Scotland Ltd Engenharia Estrutural: Butterley Engineering Engenharia Civil: Ove Arup & Partners Paisagismo: Ash Consulting Group Principais Construtoras: Morrison Construction Ltd & Bachy Soletanche

Mais Informações:

Sugestão para o tema:

Eng. Geraldo Dias Batista

Votorantim Brasil S.A. - Divisão Engemix.






552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page