Buscar
  • Anny Viehbeck

Catedral Metropolitana de Brasília

Projetada pelo arquiteto Oscar Niermayer, a Catedral é, entre outras, uma das principais obras de Brasília.


Construida em 1958, em forma circular, tem 40 metros de altura, capacidade para 4 mil pessoas e é diferente de todas as catedrais do mundo.

Na Praça de acesso à catedral,  encontram-se os quatro evangelistas, com três metros de altura e esculpidos em bronze,  um espelho d´água, ao redor da nave principal,  feito com concreto protendido e, no interior do templo há três anjos suspensos, feitos de duralumínio.

O campanário, torre de concreto que suspende quatro sinos, doados pela Espanha e o batistério, forma ovóide que têm em suas paredes internas um painel em lajotas cerâmicas pintado em 1977 por Athos Bulcão; ambos localizados ao lado da nave principal, completam este lindo cenário.


Estruturalmente, a catedral é uma formada por 16 pilares dispostos em forma de circunferência; esta estrutura é sustentada por um anel superior de 6,8 metros de diâmetro com função de absorver a força de compressão e unir os pilares; e um anel inferior com 60,0 metros de diâmetro, feito para transmitir apenas esforços verticais aos blocos de fundação.



103 visualizações

Entre em contato!

  • Preto Ícone Instagram
logo rentalmix.png

©2006 - 2018 by Portal do Concreto